Um ambiente virtual que conseguiu ter influência real na vida de profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde – SUS
“Humanização e um
melhor atendimento nas unidades de saúde de todo o país”, este é o foco
defendido pelo médico sanitarista Dr.Ricardo Teixeira, Professor da
Universidade de São Paulo e Pesquisador de Comunicação e Inteligência Coletiva.
Dr. Ricardo é também consultor da Política Nacional de Humanização – PNH e é
responsável em coordenar a‘Rede Humaniza SUS’, desde a sua criação em fevereiro
de 2008. O projeto ganhou destaque este ano quando se tornou o canal de mobilização
de profissionais para ajudar vítimas da tragédia que ocorreu em Santa Maria e abalou
o país.
“O objetivo foi criar um site colaborativo que permite que trabalhadores, gestores e usuários do SUS, de todo o país, possam interagir na busca de melhorar o atendimento”, explica.
“O objetivo foi criar um site colaborativo que permite que trabalhadores, gestores e usuários do SUS, de todo o país, possam interagir na busca de melhorar o atendimento”, explica.
Uma das editoras do
site, Sabrina Ferigato, diz que em tragédias como a que ocorreu em janeiro
deste ano, em Santa Maria (RS), onde 242 jovens morreram em um incêndio na
Boate Kiss, a rede foi o canal utilizado para que os profissionais da saúde de
todo o país se mobilizassem em apoio às vítimas e seus familiares. “Psicólogos
e psiquiatras que fazem parte da ‘Humaniza SUS’ foram para Santa Maria prestar
apoio intensivo e usaram a rede para desabafarem a dor diante dos
acontecimentos, muitos desses relatos vinham em tempo real, horas após a
tragédia”, salienta.
“A Rede é um espaço
importante para troca de experiências, que permitem que boas ideias se
propaguem através dos serviços do SUS em todo país”, ressalta o coordenador Dr.
Ricardoao citar um artigo publicado no site que mostra o programa desenvolvido
pelo Hospital Infantil Lucídio Portella, de Teresina (PI), que instalou redes
nos berços para melhor acolher as crianças.
O projeto implantado no
hospital de Teresina em 2004 passou a ser utilizado em outras unidades de saúde,
inclusive este ano no Hospital Virvi Ramos, em Caxias do Sul (RS).
Para Dr. Ricardo a ‘Rede
Humaniza SUS’ foi uma aposta que deu certo: “hoje ela possui dez editores,
cerca de 16 mil membros e recebe mais de 100 mil visitas por mês. Nosso site já
foi defendido em teses de doutorado e mestrado, iniciativas essas que ajudam a mostrar
ainda mais a potência do SUS”, completa.
A Unidade de Pronto
Atendimento – UPA de Santa Isabel (SP), a primeira do país a possuir um
laboratório para exames básicos e profissionais de assistência social,
tornou-se usuária da ‘Rede Humaniza SUS’. O administrador da Unidade, Daniel
Frúgoli confessa que desconhecia o projeto, mas defende que iniciativas como
esta trazem melhorias sem custo algum para as unidades de saúde. “O site nos
permite a troca de experiência, se algo que eu fizer aqui surtir um bom efeito
vou divulgá-lo pela rede, para que outros colegas da saúde, apliquem em sua
cidade”, disse.
Segundo Dr. Ricardo, a
‘Rede Humaniza SUS’ será sempre uma plataforma colaborativa, para o livre uso
de trabalhadores e usuários do SUS.
Para os interessados em
participar da ‘Humaniza SUS’ basta acessar o endereço eletrônico:
www.redehumanizasus.net. Matéria produzida em outubro de 2013, para o 8º Prêmio Santander Jovem Jornalista em parceria com o Jornal Estadão.
Nenhum comentário :
Postar um comentário