segunda-feira, 16 de março de 2015

Anônimos notáveis

Um mendigo na rua que pede para ser fotografado, crianças que correm na direção de uma lente que as mirava de longe, e que depois da primeira foto querem mostrar como brincam e o que fazem em um lugar onde na maioria das vezes o lazer é precário.
A escritora de 82 anos, que passou boa parte de sua velhice em um asilo, e que no dia de Corpus Christi fez questão de sair nas ruas, para prestigiar a magia dos tapetes feitos de forma artesanal. Teotonia Rodrigues de Castro encanta nas palavras sabias e no olhar meigo de uma senhora juvenil. 
Tem gente, que não espera a fé mover montanhas e vai a caminho dela a pé ou a cavalo, seja na basílica mais próxima ou até mesmo na padroeira do Brasil. Pagar promessas ou simplesmente agradecer pelo dom da vida. 
Tem gente, que foi sozinho, mas também os que vieram em grupo, conheceram os costumes do Brasil e se apaixonaram. Ao todo 200 mil pessoas estiveram na Basílica de Aparecida do Norte onde ouviram a celebração do Papa Francisco na jornada mundial da juventude, em julho de 2013.  
Como não se apaixonar com o sorriso de Jaime Rocha da Silva que aos 72 anos reencontrou a filha, que sofre de problemas psiquiátricos e estava desaparecida há mais de 5 anos. 
Teresa Pimenta Neves, 71, ou simplesmente Dona Teresa, a mulher que sozinha percorre as ruas levando consigo sobras de vidas jogadas no lixo. Uma catadora de reciclagem que nunca frequentou a escola e que também nunca quis ter filhos.
São estes personagens que formam a historia de Santa Isabel. Que saíram  do anonimato por alguns minutos e tiveram suas vidas expostas para a sociedade, onde eu tive o prazer de ser o contador de suas histórias. Histórias que me permitiram olhar para o meu eu jornalista
A profissão que escolhi para a vida e para além dela. Contar histórias e me encantar na mesma intensidade, com cada uma delas.  


Pulando o esgoto no Bairro Cachoeira em Santa Isabel

Alguém olhe pela crianças que brinca no Bairro Vila Guilherme em Santa Isabel.




De cavalgada de Santa Isabel, para Aparecida do Norte.
Teotonia Rodrigues de Castro a escritora de 82 anos que vivo no
Lar São Vicente de Paula, em Santa Isabel.

O dia que um morador de rua me pediu para fotografá-lo, mas eu, infelizmente, não perguntei o seu nome.

A jornada Mundial da Juventude em Santa Isabel.

O dia que o coreto Praça da Bandeira, recebeu o show de calouros alemães 
em Santa Isabel.

Construída em 1723 com mão de obra escrava, a igreja do Rosário em Santa Isabel entra para a história da jornada mundial da juventude. Na sua faxada representantes da Itália, Portugal, França e Alemanha. 
Dona Teresa, a mulher que dedica a sua vida a recolher sobras de vidas pelas ruas de Santa Isabel. 



O amor entre um morador de rua e seu cão.

A nova geração de Santa Isabel.


Jaime Rocha da Silva, 72, no encontro com a filha, Maria Rocha da Silva desaparecida há cinco anos.
O dia que o muro da casa de Dona Josefina, 84, caiu com a força da água do ribeirão.

Quando a Rodovia foi engolida pela terra.


Desbarrancamento da Estação de Tratamento de Água em Santa Isabel.

As cabeças da tradicional feira de Santa Isabel.

O dia que Donizete Venerando, 56, quis matar quem matou seus gatos com chumbinho.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Acidentes, tragédias e perdas registradas em fotojornalismo

Casos concluídos e outros ainda em investigação, alguns deles com vítimas fatais outros que trouxeram apenas perdas materiais. Quando você entra em uma ocorrência policial não tem como não se envolver com os relatos e principalmente com a dor.
Durante os anos de 2013 e 2014 acompanhei alguns destes casos, em coberturas jornalísticas para o Jornal O Ouvidor. Atropelamentos, batida de veículos, crianças espancadas, desaparecimentos misteriosos, mortes, assassinatos.
Resta um ponto final para os que morreram e sobram pontos de interrogação para os que ficam. Quem? Por quê? Como?
Respostas que só o tempo e a justiça podem dar.

Perdas 
Tio lava o sangue que restou do sobrinho de nove anos, espremido entre um carro e um ônibus escolar no Bairro da Vila Guilherme em Santa Isabel.

Igor Batista de Lima tinha nove anos e chegava em casa quando ao descer do carro do padrinho foi espremido entre o veículo e um ônibus escolar da Empresa Transcooper.

No caminhão coletor com nariz de palhaço (Em forma de protesto contra a Prefeitura de Santa Isabel) está Rubens de Almeida. O profissional morreu meses depois vítima de leptospirose.   
Josefa Maria da Silva segura a foto do casamento dela com Rubens, feita um ano antes de sua morte.
Meses depois na mesma cozinha e ainda com a mesma foto nas mãos Josefa relembra os momentos ao lado do marido. Rubens ainda deixou quatro filhos e o caso de sua morte, ainda corre na justiça.
Edvaldo Almeida Santos mostra o ponto da Represa do Jaguari em Santa Isabel, onde seu filho Edson de Aquino Santos, 16, se afogou quando brincava com um primo. 

Angustiante, mas já conformado, criança de oito anos espera na beira da represa enquanto bombeiros mergulham procurando pelo corpo de seu irmão.
Espera dolorosa: Após dois dias de buscas, o corpo de Edson foi encontrado por moradores, já boiando em outra margem da represa.
Ciclista morreu após perder o controle da bicicleta, cair e ser atingido por veículo.
Após a morte do filho Luiz Rodrigues da Silva Junior, 16, a mãe Jaciara Francisca dos Santos e amigos fizeram uma manifestação exigindo punição ao motorista do ônibus que atropelou Luiz quando ele ia para a escola.
Para Jaciara o atendimento médico que o filho recebeu foi rápido, mas não aguentando os ferimentos ele morreu e ela exige até hoje 8 meses após a morte que o motorista do ônibus pague pelo que fez.
Nas ruas do Centro de Santa Isabel ao lado de outros dois filhos mais velhos Fábio e Fernando Rodrigues, a mãe e amigos gritam por "Justiça".
Acidente de veículos
Em uma colisão frontal entre dois veículos na Rodovia Vereador Albino Rodrigues Neves, em Santa Isabel, motorista ficou preso nas ferragens. 

No veículo da imagem estavam três rapazes, o motorista foi o único que teve ferimentos mais graves.

O atendimento rápido contou com a colaboração de socorristas do SAMU, Bombeiros, Polícia Militar e Águia Dourada.

Corpo de Bombeiros de Arujá ajudou a retirar motorista que ficou preso nas ferragens. 

Além do veículo Gol da imagem, também se envolveu no acidente outras duas pessoas que estavam no veículo Chevrolet Classic LS 2012 que seguia na pista sentido contrário. 

No Bairro da Vila Guilherme em Santa Isabel, caminhão estacionado em morro perde freio e arrasta veículo para o poste. Ninguém ficou ferido.

Em uma curva da Estrada Joaquim Simão (Entre Santa Isabel e Igaratá) o motorista de um caminhão perde o controle e cai em uma ribanceira. O motorista com ferimentos leves foi enviado a Santa Casa de Misericórdia de Santa Isabel.

Ao perder o controle do veículo motorista bate caminhão em poste na entrada de Santa Isabel e interrompe por algumas horas o fornecimento de energia em parte do Bairro da Vila Guilherme.

O poste foi substituído no mesmo dia pela Concessionária Elektro.  

Covardia 
Nesta Casa, uma criança de dois anos sobreviveu, após ser espancada pelo padrasto com um cabo de vassoura. O motivo por ter feito "xixi" na roupa. De acordo com a Vara da Infância e Juventude de Santa Isabel a criança recebeu todos os cuidados médicos necessários e passa bem.  
Desaparecimento Misterioso 

Polícia Militar e Civil fazem buscas ao redor do bairro onde Liliane Alcântara vivia com os pais. Jovem de 16 anos sumiu misteriosamente quando voltava para casa na tarde de domingo 29 de dezembro, após levar namorado no ponto de ônibus.

Os pais Laércio da Silva e Marley Pinto Alcântara procuraram durante dias pela filha nas redondezas do Bairro do Varadouro... Em menos de um mês depois uma ossada foi encontrada próximo a cidade de Jacareí com as mesmas vestes que Liliane usava quando sumiu.  

Mesmo após a confirmação do teste de exame de DNA, família acredita que jovem ainda esta viva. Mesmo se mudando para outra cidade pais esperam que Liliane apareça. 

Assassinato 
Homem foi morto a tiros no Bairro Jd. das Acácias em Santa Isabel durante a madrugada. 

Tragédia
Em uma cachoeira, no Bairro do Ouro Fino o jovem desconsolado avista o corpo do irmão na beira do rio. Eliabe de Oliveira tinha 24 anos e esteve no local com familiares e amigos.
Fotos de Bruno Martins publicadas em matérias do Jornal O Ouvidor entre os anos de 2013 e 2014.